Pular para o conteúdo principal

Projeto: Mostra Cultural



Tema:
Mostra Cultural

Publico alvo:

Objetivo geral:

Reconhecer a importância da diversidade de práticas pedagógicas que caracterizam o universo da educação infantil, refletindo sentido e funções atribuídas ao movimento, a arte e à música no cotidiano escolar compartilhando vivências, crescimento, superação e talentos.

Objetivos específicos:
·        Incentivar aos educandos o reconhecimento da expressão artística.
·        Reconhecer práticas pedagógicas a partir da vivência com outros pares educativos.
·        Fomentar a inserção do educando em espaços diferenciados ao seu cotidiano.
·        Interessar-se pelas próprias produções e de outras crianças.
·        Produzir trabalhos de artes utilizando-se da linguagem corporal, desenvolvendo o cuidado e o respeito pela produção e criação do outro.
·        Construção de mecanismos que possibilitem a ampliação da autonomia e identidade.

Justificativa:

Busca-se através de outras vivências enriquecer e ampliar vocabulários, favorecendo a aprendizagem onde se constitui o direito das crianças a desenvolver a curiosidade, imaginação e capacidade de expressão. Nesse sentido busca-se favorecer um ambiente físico e social onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer desafios.

Metodologia

Este projeto desenvolve-se como uma fonte natural de construção de identidade e interação com os diferentes pares educativos, ampliando a convivência com outras pessoas da comunidade ampliando círculos sociais com quem a criança interage. Com a Mostra Cultural as crianças desenvolvem a destreza em apresentar-se ao público. Ficam ávidas em surpreender a platéia com suas apresentações demonstrando entusiasmo em concluir o ano letivo expondo seus talentos, desenvolvimento emocional e cognitivo adquiridos ao longo do ano. Objetiva-se envolver todas as pessoas da comunidade escolar enaltecendo a evolução dos alunos e dar motivação para que sempre queiram participar das atividades escolares, integrando aos espaços educativos. A maneira como cada um vê a si mesmo depende também do modo como é visto, principalmente quando se trata de crianças pequenas. Para isso a Mostra exalta a construção de uma autoestima positiva, aceitando as diferentes e valorizando os avanços adquiridos.


Recursos:

Materiais didáticos, decoradores, sonorizadores, professores, alunos e pessoas da comunidade em geral.


REFERÊNCIAS:

BARROS, M. Uma didática da invenção. Rio de Janeiro: Record, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum CurricularBNCC. Ministério da Educação, 2017.
CAMPOS, Maria Malta. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC, SEB, 2009.
GADOTTI, M. Histórias das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1998.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência didática: Atividades - História João e o Pé de Feijão

 

História - A galinha Ruiva: Sequência didática - Atividades

 

Projeto - Atividades: Meu Pintinho Amarelinho

  Atividades a partir da música: Meu pintinho Amarelinho. Campos de experiencias:  Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaços. tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos. Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio de linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. Classificar objetos e figuras de acordo com suas sem