Pular para o conteúdo principal

Dia Do Gaúcho - 20 de Setembro

 

  O dia 20 de setembro é conhecido como o dia do Gaúcho e é feriado no Estado do Rio Grande do Sul. Essa data lembra o início da Revolução Farroupilha ou a Guerra dos Farrapos, como costumeiramente é conhecida. Seu início se deu em 20 de setembro de 1835 e durou dez anos, 1835 a 1845, conhecida como o decênio Heroico. 

Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha foi como ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano contra o governo imperial do Brasil, na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul e que resultou na declaração de independência da Província como estado republicano, dando origem à República Rio Grandense.

A revolução, que com o passar do tempo adquiriu um caráter separatista, influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras.

A questão da abolição da escravatura também esteve envolvida, organizando-se exércitos contando com homens negros que aspiravam à liberdade. Mesmo que o ideal supremo dos revolucionários fosse a independência de uma república, os líderes da revolução eram defensores da escravidão.

O termo Farrapo era considerado originalmente pejorativo, já utilizado pelo menos uma década antes da Guerra dos Farrapos para designar os sul-rio-grandenses vinculados ao Partido Liberal, oposicionistas e radicais ao governo central. O termo, oriundo do parlamento, com o tempo foi adotado pelos próprios revolucionários.

Para saber mais acesse:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Farrapos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência didática: Atividades - História João e o Pé de Feijão

 

História - A galinha Ruiva: Sequência didática - Atividades

 

Projeto - Atividades: Meu Pintinho Amarelinho

  Atividades a partir da música: Meu pintinho Amarelinho. Campos de experiencias:  Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaços. tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos. Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio de linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. Classificar objetos e figuras de acordo com...