Pular para o conteúdo principal

Avaliação no contexto escolar: Diagnóstica, Formativa e Somativa.

 

A avaliação pode ser compreendida como elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino, servindo como subsídio para ajuste e reorientação na intervenção pedagógica.

A avaliação torna-se um elemento de reflexão contínuo e não um fim em si mesmo. Seu objetivo é o de aprimorar e melhorar as condições do ensino ou um modo de refazer e modificar as práticas na sala de aula. Enquanto o professor avalia também se avalia.

Ao avaliar devemos pensar: Para que avaliar? O que avaliar? Quem avaliar? Como avaliar? E quando avaliar?

A avaliação pode ser diagnóstica, formativa e/ ou somativa.

Avaliação Diagnóstica

A avaliação diagnóstica, como a própria nomenclatura sugere, trata-se de um diagnóstico da aprendizagem. A partir da avaliação diagnóstica o professor pode repensar os seus caminhos.

Avaliação Formativa

A avaliação formativa é uma prática que estimula a visão panorâmica do ensino e da aprendizagem. Embora tenha o aluno como foco deste processo, essa avaliação reflete, também, a prática pedagógica do professor.

Muito embora seja qualificada como um método avaliativo, este tipo de avaliação perde o caráter classificatório e deixa de ser apenas o ponto final do processo e se coloca como um recurso de observação da trajetória do ensino e aprendizagem.

Avaliação Somativa


A avaliação somativa é realizada comumente no fechamento de um ciclo de aprendizado, seja ele anual, semestral, trimestral ou bimestral.

Para quantificar e categorizar os resultados da avaliação somativa, geralmente as instituições de ensino estabelecem critérios como conceitos ou notas médias a serem atingidos pelos alunos. A atribuição desses conceitos deve levar em consideração os componentes curriculares que serão ensinados na escola, sendo estes definidos a partir da matriz curricular do Regimento e do Projeto Político Pedagógico.

Deste modo, ao final de um ciclo ou de um processo, a instituição poderá analisar o desempenho de cada aluno verificando se os objetivos de aprendizagem foram atingidos, mas também poderá analisar o desempenho de turmas.





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência didática: Atividades - História João e o Pé de Feijão

 

Projeto - Atividades: Meu Pintinho Amarelinho

  Atividades a partir da música: Meu pintinho Amarelinho. Campos de experiencias:  Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaços. tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos. Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio de linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. Classificar objetos e figuras de acordo com suas sem

História - A galinha Ruiva: Sequência didática - Atividades