Pular para o conteúdo principal

Atividades 07 de setembro - Independência do Brasil - alfabetização -

 

Muitas vezes nós educadores podemos nos perguntamos: Afinal porque ainda falamos e paramos para refletir, com as crianças, o dia 7 de setembro? Em nosso país, ainda, há muito a ser construído para que tenhamos a nossa tão sonhada independência.

Sabemos que o dia 7 de setembro é muito mais do que uma simples data ou apenas mais uma Data Comemorativa.

Este dia simboliza o início da liberdade de uma pátria.

Uma pátria com uma história de dominação e controle sobre uma nação. Refletir sobre esta data é de grande relevância para que entendamos a nossa própria história.

No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência do Brasil as margens do Rio Ipiranga e trouxe “Independência ou morte!” como um marco histórico do país. A partir de então, foram desvinculados os laços coloniais com Portugal e foi iniciado um novo período cultural, sociológico e histórico. Tudo isso após um longo processo, afinal, a “independência” não aconteceu do dia para a noite,  

Ensinar crianças a apreciarem e valorizarem esse dia é mais um passo para a construção de um futuro mais harmônico.

O dia da Independência passa a ser um marco para construção da valorização da democracia e para a liberdade de expressão e de pensamento e de escolhas.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência didática: Atividades - História João e o Pé de Feijão

 

Projeto - Atividades: Meu Pintinho Amarelinho

  Atividades a partir da música: Meu pintinho Amarelinho. Campos de experiencias:  Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaços. tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos. Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio de linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. Classificar objetos e figuras de acordo com suas sem

História - A galinha Ruiva: Sequência didática - Atividades